Bases da Plataforma Solers

Bases são grandes agrupamentos de dados com uma orientação geral. A Solers disponibiliza comercialmente 3 tipos de bases.

Mercado Financeiro

Informações financeiras podem ser classificadas em 2 grandes grupos: trading ou análise.

No trading, o objetivo é executar transações, comprando e vendendo ativos preferencialmente em tempo real. Deveria ser mais enxergado como uma plataforma transacional do que analítica.

Na análise, o objetivo é planejar e criar estratégias mais elaboradas e permanentes. No primeiro passo analisa-se, no segundo executa-se.

O foco da Plataforma Solers está na análise.

Dentre outras, a base contempla informações sobre:

  • Empresas de capital aberto: Inclui e relaciona informações da CVM e B3, associadas com empresas existentes atuais e históricas. São diversos recortes dependendo da funcionalidade usada, mas a base conta com mais de 3.000 empresas desse tipo. Possui informações sobre administração, atividade, capital, controle societário, demonstrativos financeiros, valores mobiliários, notícias, formulários padrão etc. Possui uma facilidade especial para navegar entre empresas, datas, versões temporais da informação de um grande número de características.
  • Títulos de empresas de capital aberto: Inclui informações sobre empresas e títulos relacionados com capitalização de mercado, empréstimo, liquidez, preço, retorno, risco, risco x retorno, provento etc. Cada característica possui desdobramentos adicionais como, por exemplo, preço nominal, preço ajustado, preço interpolado etc.
  • Títulos de renda fixa: Considera essencialmente o Tesouro Direto, incluindo características como preço, taxa, volume, spread, curva de juros e juro real histórico.
  • Mercado de capitais: Avalia empresas e títulos sob uma perspectiva conjunta. O desejo não é saber o desempenho de uma empresa, mas sim o resultado dela perante o mercado como um todo. Inclui características como capitalização de mercado, correlação, liquidez, preço, retorno, risco, risco x retorno, cadastro de títulos, cadastro de empresas etc.
  • Impostos: Oferece informações sobre tributos, incluindo investimentos (IOF e IR) em renda fixa e variável, histórico e o efeito de vários tributos conjugados.

A intenção geral é permitir que análises sobre o mercado financeiro sejam feitas de forma mais rápida e precisa.

Saiba mais

Empresas de Capital Fechado

Fornece informações precisas sobre empresas e indivíduos relacionados com tais empresas. A base é centrada na informação disponibilizada por empresas, em particular seus demonstrativos financeiros.

Então, apesar do nome, a base contempla todas as empresas que publicam suas informações financeiras no Brasil. Por força de lei, as Sociedades Anônimas devem fazer tal publicação, mas também empresas Limitadas que possuem certas características como setor de atuação e tamanho.

Vale ressaltar que a Plataforma Solers oferece uma resposta assertiva sobre a existência, ou inexistência, de tais informações. Essa certeza não existe numa busca no Google, por exemplo.

Junto com os demonstrativos financeiros, replicamos o cadastro da Receita Federal do Brasil que inclui informações atualizadas como razão social, endereço, CNPJ, CNAEs de atuação da empresa e informações dos quadros societário e administrativo.

A base é complementada com diversas características como a identificação da empresa em mapas temáticos e a relação entre executivos, sócios e empresas.

Saiba mais

Economia

Fornece informações sobre Economia, em particular séries temporais e mapas temáticos.

A base possui dezenas de milhões de séries temporais de centenas de fontes, incluindo a própria Solers.

Seu mérito está em consolidar e unificar diversas informações de fontes e periodicidades distintas, num corpo coeso por temática.

Executa funções como:

  • Atualização: Atualizar dados com a periodicidade e restrições da fonte. Nem sempre o analista está disponível num intervalo de datas para fazê-lo. Se perder o período, pode perder os dados.
  • Formatação: Diferentes fontes usam formatos diferentes. HTML, CSV, XLS, XLSX, PDF, TXT, ZIP, RAR, GZIP, XML, JSON e variantes desses são apenas alguns. É trabalhoso e muitas vezes difícil lidar com inúmeros formatos.
  • Tratamento: Baixar a informação é apenas o início do trabalho. As fontes usualmente requerem tratamento. De português para inglês (ou vice versa), ponto para vírgula, vírgula para ponto, formatos de datas diferentes (ex.: d/m/aa para dd-mm-aaaa), encondings diferentes, limpeza de caracteres corrompidos etc.
  • Visualização: Com uma fonte unificada de dados, é mais fácil ter visualizações mais poderosas. Alterar o horizonte, a moeda, ou avaliar o efeito da inflação na série são apenas algumas das funcionalidades disponíveis.

Pense na Plataforma como um consolidador e distribuidor de informações. O modelo de negócios é o mesmo da distribuição física de produtos: assim como não faz sentido produtores acessarem varejistas diretamente, não faz sentido usuários finais acessarem um grande número de provedores de informações. O distribuidor traz a eficiência de escala ao sistema.

Saiba mais